terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cartões Postais - Grã-Bretanha

Buenas!


     Chegou da Terra da Rainha, este postal ID GB - 270136. Enviado por Anne.
     Anne, dá notícias que o inverno se aproxima e lá pelas dezesseis horas já escurece em Londres. Anne, muito me agrada este ar londrino e vem me a lembrança, um trecho do poema de Mário de Andrade, ".....minha Londres das neblinas....", cadê a neblina de São Paulo?, cadê a garoa - terra da garoa???, cadê as Araucárias? cadê...? ....?   !!!!!...????

Paisagem N.º 1
Minha Londres das neblinas finas!
Pleno verão. Os dez mil milhões de rosas paulistanas.
Há neve de perfumes no ar.
Faz frio, muito frio...
E a ironia das pernas das costureirinhas
parecidas com bailarinas...
O vento é como uma navalha
nas mãos dum espanhol. Arlequinal!...
Há duas horas queimou Sol.
Daqui a duas horas queima Sol.

Passa um São Bobo, cantando, sob os plátanos,
um tralálá... A guarda-cívica! Prisão!
Necessidade a prisão
para que haja civilização?
Meu coração sente-se muito triste...
Enquanto o cinzento das ruas arrepiadas
dialoga um lamento com o vento...

Meu coração sente-se muito alegre!
Este friozinho arrebitado
dá uma vontade de sorrir!

E sigo. E vou sentindo,
à inquieta alacridade da invernia,
como um gosto de lágrimas na boca...


     É um inusitado e interessante postal, ao que parece é uma série de postais editados pela designer Cath Kidston, tem loja em Londres e vende não apenas lembrancinhas como também objetos de maior valor, estou falando em libras esterlinas, o que aumenta em muito o valor comparando em nossos reais.
     A estampa poderia estar em inúmeros objetos, como antigas toalhas de mesa, cortinas para box, papel para embrulho de presente.... Cath, segundo o texto de Anne é a artista que busca nas reminiscências inspiração para sua arte,  um passado que não viveu, mas que conhece muito bem.
     É uma historiadora do cotidiano inglês.
     Agradou me muito ter recebido este postal.


"Rose Paisley Blue" - Cath Kidston. Classic Collection

Nenhum comentário:

Postar um comentário