quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Viagens ao Rio Grande do Sul - Canela

Buenas!





     Canela dista 120 kms da capital, Porto Alegre.

     Região serrana, estrada com belas paisagens e pedágios.

     A mais antiga referência que se tem da localidade é de 1821. A origem do nome do município é de uma árvore, a Caneleira que servia como referência na região como local para marcar encontros, bate-papo e saber das novidades.

     O desenvolvimento da região se dá pela implantação da Estrada de Ferro entre os anos de 1913-1925, pelo coronel João Corrêa Ferreira (hoje dá nome a uma praça no centro da cidade), fazia a ligação Canela-Taquara. Infelizmente, não temos mais a estrada de ferro, nem como linha turística, foi destruída pela rodagem. Como lembrança ficou o prédio da estação, ocupado pelo Centro de Informações Turísticas e pela Casa do Artesão (turistas podem comprar lembrançinhas), resta também um vagão.

     No início do povoamento, muita madeira foi extraída das florestas, muitas serrarias estabeleceram-se devido a abundância de pinheiros e outras madeiras. Hoje restam algumas serrarias,  florestas são derrubadas para dar lugar a casas-grandes e empreendimentos em hotelaria.

     A Catedral de nossa senhora de Lourdes, chamada de "Catedral de Pedra", é projeto do arquiteto Bernardo Sartori, em estilo neogótico. Tem revestimento em pedra basalto, sua torre tem 65 m e um carrilhão com 12 sinos.

Interior da Catedral


Capela do Santíssimo


Tímpano


Face lateral da Catedral de nossa senhora de Lourdes


Catedral de nossa senhora de Lourdes


 
     Canela dispõe de boa infra-estrutura para receber o turista, atrativos durante todo o ano não faltam, destaco o Sonho de Natal, a Páscoa (semelhante à Gramado, o chocolate (indústria e comércio) é um dos grandes eventos (não apenas na data máster) e a Temporada de Inverno.  A expectativa de neve atrai o porto alegrense. Muito frio já passei, mas um frio gostoso!

     Funcionários do Centro de Informações Turísticas, cobriam o orelhão em dias frios.


Orelhão protegido, antigo local em que funcionou o Centro de Informações Turísticas

 


     Nós primórdios Canela era uma cidade de veraneio, recomendada para as famílias se livrarem dos males da cidade grande.

     A cada retorno, um novo atrativo é presente na cidade, opções de parques, museus enfim, tudo para deixar o turista ocupado enquanto se diverte.

     Boa comida à mesa, restaurantes, churrascarias e cafés-coloniais.

     Tanto comércio, que muitas casas no centro perderam seus jardins, reformas foram feitas, não mais gnomos e anões moram em seus gramados, despejados foram, o Capital prevalece face à outros interesses.

     Em um dos vales produz se vinho.

     O Parque Estadual do Caracol é um dos lugares mais visitados, a cascata do Caracol despenca 131 m, uma escada leva até a base (fantástica descida, lado a lado,  paredões rochosos, respingos daquela água). Se não queres descer, do outro lado um elevador dá uma vista do alto, acima das araucárias.


     Na Estrada do Caracol, temos ainda o Castelinho Caracol (museu e onde se pode comer um delicioso apfelstrudel em sua casa de chá), o nome cai bem, enobrece a casa erguida em madeira na década de 10 do século XX, ainda é um lugar tranquilo em meio à vegetação.  E também o Parque do Pinheiro Grosso (uma Araucária bem idosa (estima-se que tenha seus 700 anos), 48 metros de altura, o grosso não é devido a sua rabugice e sim porque são necessários 12 pessoas para lhe dar um abraço.

     O Mundo A Vapor (Parque Temático Mundo a Vapor) na estrada em direção a Gramado (RS-235), é um ótimo atrativo, à entrada temos uma locomotiva saindo da fachada (reproduz um acidente em Paris de 1895). Em seu interior vamos encontrar miniaturas, réplicas de  processos industriais (serraria, olaria, hidrelétrica, fábrica de papel),  elas funcionam!!!

      É um museu de origem familiar, o patriarca da família fazia a manutenção e conserto de máquinas (como o locomóvel), de muitas serrarias, seus filhos começaram o ofício do pai e, por diversão faziam miniaturas,  hoje vemos a dimensão que aquelas brincadeiras se tornou.. Não deixe de visitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário