sábado, 8 de outubro de 2011

Viagens ao Rio Grande do Sul - Gramado

Buenas!





     Apenas 115 km de distância de Porto Alegre e 7 km de Canela.


Gramado e as torres de telefonia... e igreja do Relógio


     O turista pode visitá-la durante qualquer época do ano, não apenas durante o inverno (face a expectativa de neve), atrativos não faltarão em outras épocas.

     De uma cidade de veraneio..., bem já sabes se leu o chasque sobre Canela.

     O tradicional Natal Luz, começa em novembro e termina em janeiro, é um evento grandioso com desfiles pelas ruas do centro, apresentação de corais, árvore cantante e várias apresentações pela cidade. A cidade se ilumina, se enche de luz, cor. A avenida Borges de Medeiros é sonorizada. Residências e comércio tem suas fachadas decoradas, iluminadas. Papai Noel e ajudantes. Tudo começou em 1986....

     Papai Noel que mora na cidade, Sim ele mora em Gramado! recebe os visitantes em sua própria casa, uma construção em estilo bávaro, toda decorada com motivos natalinos. Mora em um parque conhecido como Knorr ou Aldeia do Papai Noel, na rua Bela Vista.  Bela Vista, porque de sua residência é possível ter a “bela vista” do vale do Quilombo.


Eis a Casa do Papel Noel no mais puro estilo bávaro, ao fundo vista do vale do Quilombo



     O Parque Knorr foi idealizado por seu proprietário Oscar Knorr em 1940. No seu parque além da flora, encontramos renas, sim, renas que ajudam o Papai Noel, dispõe também de um museu de brinquedos, fábrica de brinquedos, casa de seus ajudantes (os Elfs) e alojamento para os Papais Noéis que participam dos eventos.


Parque Knorr


     Mamãe Noel tem sua residência em Canela...É, modernidade!!

     A igreja de são Pedro, construída em 1942, sua torre tem 46 m.


São Pedro


Igreja de são Pedro



     A igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), do apóstolo Paulo, também conhecida como igreja do relógio, construída em 1961.


Detalhe da igreja de são Pedro e ao fundo a igreja luterana




    O Festival de Gramado de Cinema realizado em agosto. Distribui um troféu de nome Kikito, de tão famoso ganhou monumento localizado na praça onde estão hasteadas as bandeiras de todos os estados do Brasil.

     O Lago Negro idealizado por Leopoldo Rosenfeldt em 1953, após um incêndio destruir a “mata” nativa do local. Árvores foram trazidas da Floresta Negra (Alemanha). As trilhas do parque tem o colorido das flores, hortênsias.

     Há passeios de pedalinho em forma de cisne. Bucólico?


Lago Negro e seus pedalinhos e hortênsias à margem
               


     As hortênsias não são nativas do Brasil, são da China e Japão. Mas elas vingaram pela região que também é conhecida como Região das Hortênsias.

     Cascatas na cidade temos, espero que em breve elas sejam devolvidas ao público. Infelizmente é difícil controlar/fiscalizar/gerenciar o destino dos esgotos!

     Uma dica de passeio é visitar o interior da cidade, são diversas linhas e com muitos atrativos. Há produção de erva-mate, vinhos, lugares onde pode comer e beber, muitas igrejas, capelas e capitéis. Temos um museu familiar, na Linha Bonita, Museu da Família Pizetta, imperdível.


Museu da Família Pizetta


     Adoro museus, ainda mais estes, familiares que evocam reminiscências sem comprometimento com nenhuma organização de gabinete. Ele existe pelo amor de rememorar o passado, de não descartar objetos, que para muitos teriam destino: lixão ou sucata. Felizmente temos pessoas que se preocupam em resguardar tais memórias e ainda demonstrar alguma técnica de um passado nem tão distante assim.  Aqui estão seguros.


Capitel

     Passeando pelo interior você encontrará muitos capitéis. Eles estão aí, não para você turista, ele não foi feito pra ti, é antes de tudo um signo de fé da comunidade.

     Os pórticos também se destacam são: entrada via Nova Petrópolis, entrada via para Taquara.
     
         Opões de hospedagem são muitas e para todos os gostos e bolsos. Desde o mais simples o atendimento é ótimo e a mesa farta. Restaurantes internacionais também os há, cafés-coloniais (o primeiro café-colonial surgiu na cidade e encontra ainda em atividade – vale a pena conferir).

     Como em Canela, uma Casa do Colono vende os produtos do interior, são cucas, salames, artesanato e um mais não sei o quê de coisas boas e gostosas. Fica ao lado da rodoviária.


                                                PROCURA-SE

Meu leitor/minha leitora, caso te reconheças ou conheça quem está por trás desta roupa, conte-me. É preciso dar crédito ou seja, nome a este boneco de neve.


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário