domingo, 2 de outubro de 2011

Viagens ao Rio Grande do Sul - São Miguel das Missões

     Acompanhe as viagens pelo Rio Grande do Sul, com informações sobre as localidades e imagens.
     O texto vai curto, o que não impede que tu leitor tenha alguns bocejos e considere isto um enfado. O espaço é livre e democrático, poste críticas.

     São Miguel das Missões dista 483 km da capital, Porto Alegre.
     Tem nas ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo, seu principal atrativo, declarada pela UNESCO - Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983.
     O Museu das Missões, projeto de Lúcio Costa, reúne importante acervo com imagens sacras oriundas das Missões, a arquitetura do museu é baseada nas antigas habitações missioneiras.
     Houve uma primeira São Miguel Arcanjo,fundada em 1632 em outro local e abandonada devido as investidas dos mamelucos paulistas.
     Estas ruínas são da construção iniciada em 1735 e terminada entre 1744 - 47. Em 1787, José Maria Craber, fez o seu risco  e, por este meio a conhecemos em sua plenitude.
      O seu projeto é atribuído ao arquiteto Gian Battista Primolli, nascido em Milão. Este projeto guarda semelhanças com a primeira igreja dos jesuítas construída em Roma, a igreja de Gesù, entre os anos de 1575 - 1577.
     Ela possuía um alpendre com cinco arcos, três naves, o batistério, a torre (do lado direito), transepto, capela-mor, sacristia.
     O estilo é o barroco, este estilo é ligado diretamente aos jesuítas, o estilo da Contra-Reforma. (não há necessidade de te cansar, caso queiras um aprofundamento,  um novo tópico surgirá). Decorado com pilastras e capitéis com forma jônica, flores e folhas nativas. Um frontão triangular, linhas curvas com volutas e ao centro a imagem de são Miguel. Ele não abandona as formas clássicas, mas incorpora o elemento nativo em sua arquitetura.
      São Miguel possuía mais de 1430 casas, cada qual ocupada por uma família de índios (a família indígena é composta por pai, mãe, filhos e netos), ocupavam mais de 16 quadras.
      Toda vez que uma redução atingia seus 4000 - 5000 habitantes, parte era transferida para outra redução recém-fundada. O que não agradava muito aos guaranis, pelo seu "amor a terra".
      Possuia um colégio, casa das viúvas e órfãos, um cemitério e as oficinas. Além de campos de cultivo. Comercializava a erva-mate (tornou-se a principal renda das missões, olhos gananciosos de governantes sucitaram conflitos...)
      Sabemos que na missão de são João, produziu ferro. (não possuia minas de ferro na região, o ferro era extraído de uma rocha, o grande mentor foi o padre Sepp, o sino de são Miguel Arcanjo foi forjado nessa redução). Portanto, as diversas missões tinham um intenso intercâmbio.
      Os reduzidos produziam arte, a arte missioneira, música (infelizmente não chegaram até nós, registros das nossas), o maior acervo de musica oriunda das missões pertence à igreja de san Inácio (próximo a Santa Cruz de la Sierra - Bolívia), como havia um intenso intercâmbio entre as reduções é possível que muitas dessas músicas fossem executadas em outras missões.




sineira


Detalhe do capitel com a inscrição 1730







Nenhum comentário:

Postar um comentário